Seguidores

quarta-feira, 30 de agosto de 2017

O BLOG E A CAPACIDADE DE CRIAÇÃO

A Escola Lídia Xavier, através do professor de Língua Portuguesa, está desenvolvendo um trabalho de "uso da Internet para fins educacionais". O trabalho consiste, inicialmente, na criação de blog coletivo. Serão, ao menos, 5 blogs que trarão informações específicas, ligadas à educação, notícias gerais sobre esportes e ao ensino de artes, ofícios e entretenimento.
A criação dos blogs foi idealizada pensando na possibilidade de propiciar aos alunos novas formas de acesso à rede mundial, tendo em vista o grande número de usuários das mídias eletrônicas, sendo o Facebook e o  WhatsApp os preferidos pelos alunos.
A ideia inicial do professor Vagner Luiz é "obrigar" os alunos a conhecerem outras formas de interação e aprendizagem. Depois dessa primeira etapa, a intenção é desenvolver a produção textual, a capacidade escritora e leitora, além do prazer pessoal de cada aluno por essa tarefa que requer empenho, estudo e pesquisa.
"A internet apresenta muitos benefícios para a educação, tanto para os professores como para os alunos. Com a internet é admissível promover pesquisas, sejam em grupos ou individuais, e o intercambio entre os professores e alunos, admitindo a troca de experiências entre eles. Pode-se mais velozmente extrair as dúvidas dos docentes e dos discentes, sugerir várias fontes de pesquisas. Com todas estas vantagens será mais dinâmica a elaboração da aula"-  Eder Maia Lorenzo
Autor do Livro: “A Utilização das Redes Sociais na Educação”.

LIVROS BONS PARA LER E CRESCER

O Canal do Ensino postou uma lista com 18 livros que você deve ler antes de morrer.
Confira a seguir a lista: 
E aí, você concorda com a lista acima?

A INTERNET COMO FERRAMENTA DE ENSINO


Sobre certo ponto de vista, a internet é uma grande biblioteca. Nela encontramos livros inteiros para consulta, artigos técnicos, enciclopédias, dicionários, vídeos educacionais e uma enorme variedade de sites e blogs com os mais diversos conteúdos educacionais.
Se no passado faltavam livros e materiais de estudo, agora o problema é o excesso. Localizar, organizar e tirar proveito de tudo isso é um desafio para os educadores e a escola atual.
Novas modalidades de ensino EAD
A importância da internet na educação pode ser vista nas novas modalidades de ensino, também chamada de EAD – Educação a Distância. Embora existam ainda resistências em aceitar este modelo de ensino, é inegável que a educação a distância traz enormes benefícios para a educação como um todo. Alguns desses benefícios podem ser:
  • Permite o retorno de muitos alunos que haviam abandonado a escola por falta de tempo;
  • Leva cursos superiores a regiões remotas, onde esses cursos não existiam;
  • O custo de uma formação no modelo EAD é muito mais baixo que no modelo tradicional. Isto serve para o aluno e para a escola;
  • Estimula a auto-aprendizagem e a pesquisa;
  • Entre outros.
Estímulo a leitura e escrita
Com algumas exceções, creio que as pessoas estão escrevendo muito mais agora do que antes de terem acesso à internet. O mesmo vale para a leitura, muito embora a leitura na internet seja diferente da leitura de um livro impresso, por exemplo.
Os blogs trouxeram um grande benefício para as pessoas: ler, pesquisar e escrever. Quem tem um blog, tem esta tríplice tarefa quase que diariamente. Então, que tal se as escolas sugerissem a seus alunos que cada um tivesse um blog? O resultado disso é que os alunos teriam de ler mais, pesquisar mais, escrever mais e consequentemente aprender mais.
fonte: https://canaldoensino.com.br/blog/importancia-da-internet-na-educacao

terça-feira, 29 de agosto de 2017

EDUCAÇÃO ESPECIAL

Segundo o art. 58 da Lei de diretrizes e bases da educação nacional, nº  9394 de 20 de dezembro de 1996; “entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de Educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais.
Os objetivos da educação especial são os mesmos da educação em geral, o que difere é o atendimento, que passa ser de acordo com as diferenças individuais do educando.
Segundo estimativas da Organização das Nações Unidas - ONU, as pessoas com deficiências representam 10% da população mundial. Esse percentual pode ser mais elevado quando se trata de países, como o Brasil, onde as condições socioeconômicas da população são precárias.
FONTE:http://www.infoescola.com/pedagogia/educacao-especial/

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

TRAGÉDIA EM SALVADOR

Um grupo de moradores de Mar Grande faz um protesto na manhã desta segunda-feira (28) em frente ao Terminal de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, e, por conta disso, a travessia entre Mar Grande e a capital baiana não foi retomada, segundo a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab). O retorno da operação estava programado para esta segunda-feira, cinco dias após o acidente que deixou ao menos 18 pessoas mortas.

BALADA ESTUDANTIL

Com o intuito de comemorar o Dia do Estudante, a Escola Lídia Xavier de Oliveira realizou no dia 25 de agosto, por conta de adequação do calendário, a Balada Estudantil. Foi uma festa em dois momentos: uma no turno da manhã e outra na parte da tarde.
No primeiro momento, Delson animou a galera com um som bem moderno e com ritmos variados. A molecada dançou e aprovou o som. À tarde, a animação ficou por conta do DJ Brenno Klesse, de Itamira. Foi sucesso garantido e a turma se "jogou".
Durante o evento, foi disponibilizada uma mesa com comidas e guloseimas, onde os alunos tinham acesso livre e, sem dúvidas, foi algo que colaborou para que a festa ficasse com cara de balada oficial.
Além da direção da Lídia Xavier, a equipe de funcionários colaborou bastante para que a balada fosse boa e deixasse o gosto de "quero mais".
Delson Magia na animação

Comida para repor as energias

Energia pura

O som mexeu com a molecada

Ornamentação para o clima ficar bom

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

DIA DOS PAIS

A Escola Lídia Xavier comemorou o Dia dos Pais com uma programação bastante interessante: Brincadeiras, vídeos, quiz musical, sorteios e um almoço de encher a boca d'água só de olhar.
A participação foi boa e muitos pais agradeceram pela organização e empenho do quadro de funcionários, que se colocou à disposição durante todo o evento.
Nossa escola se alegra em poder propiciar esse evento digno dos pais, que sempre ocorre com inovações e mantém a mesma dedicação de todos.  
Que venham outras comemorações!





















segunda-feira, 21 de agosto de 2017

DIA DOS PAIS EM VILA MORENA

TURMA DO INFANTIL PREPARA HOMENAGEM
Uma das coisas mais gratificantes no processo educacional é ver o envolvimento de todos nas atividades. Foi o que ocorreu com a professora Alda Reis e seus alunos. Eles prepararam desenhos e mensagens para serem apresentadas no sábado, dia 19, quando houve a festa em tributo aos pais de nossa comunidade escolar.

sexta-feira, 18 de agosto de 2017

ORAÇÃO DE AGRADECIMENTO

Orar ao Pai Celeste é uma das formas de agradecer, sem acepções de credos.
Nesta semana, tivemos a alegria de reencontrar a aluna Eduarda Muniz, do 8º ano A, que estava afastada da escola desde o primeiro trimestre. Eduarda foi vítima de um acidente automobilístico, no qual fraturou o fêmur e teve de ser operada.
Na segunda-feira, a aluna retornou à escola, ainda com auxílio de muletas, mas com entusiasmo e fé renovada.
Ainda teremos de adequar as atividades pendentes ao calendário letivo, entretanto isto é o de menos. O fato é que o retorno de Eduarda é uma vitória dela e de seus familiares que lutaram pela recuperação dessa jovem.
Força, Eduarda! Nossa escola está com você.

quinta-feira, 17 de agosto de 2017

DIA DOS PAIS

Dia dos Pais. Assim como é dito para as mães, dia dos pais é todo dia. Pensando desse modo, a Escola Lídia Xavier de Oliveira realizará, neste dia 19 de agosto, uma justa homenagem aos pais dos alunos de nossa unidade escolar. O evento será no pátio da escola, começará às dez horas e se estenderá pela tarde. Além de muitas conversas, distribuição de lembrancinhas, vídeos e mensagens, os pais serão contemplados com uma lauta refeição.
Todo o evento foi idealizado pela gestão escolar e coordenação, tendo o suporte de professores e funcionários de apoio.
Mais do que um encontro, a data servirá para trazer à tona a reflexão sobre a real possibilidade de intervenção dos pais no processo educacional.



sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Dia do Estudante

A Escola Lídia Xavier parabeniza seus alunos pela data dedicada a eles. É uma alegria imensurável fazermos parte dessa instituição. Nosso carinho àqueles que são a razão de nosso trabalho, que é mais do que uma tarefa, mas sim uma missão.
visita a Salvador

Conhecendo o teatro
 O Dia do Estudante é festejado no dia 11 de agosto, e foi criado em 1927, como uma forma de homenagem ao centenário da fundação dos primeiros cursos de ciências jurídicas no Brasil, em 1827. O responsável pela criação dos cursos foi D. Pedro I.
Ao longo da sua vida, provavelmente já tenha ouvido falar (ou até mesmo desfrutado) do Dia do Estudante. Mas, você sabe porque ele existe? Sabe qual é a história por trás desta data? Sabe porque o Dia do Estudante é comemorado no dia 11 de agosto?
A história do Dia do Estudante
O dia estudante é comemorado no dia 11 de agosto  desde 1927. E isso acontece porque, nesse dia, foi comemorado o centenário dos dois primeiros cursos de ensino superior no Brasil.
Em 11 de agosto de 1827, o então imperador Dom Pedro I criava, através de um decreto, os dois primeiros cursos de ensino superior em nosso país, os quais eram de os cursos de direito em Pernambuco e em São Paulo.
Até àquela presente data, o brasileiro que quisesse cursar o ensino superior precisaria se deslocar até a Europa, dessa maneira, apenas os filhos dos realmente mais abastados  é que conseguiam se formar.
Com a criação dos cursos superiores brasileiros, outros alunos também puderam começar a estudar. Obviamente, a classe média e baixa ainda não conseguia frequentar estas faculdades, no entanto, o número de doutores no Brasil cresceu consideravelmente.

Servindo merenda aos alunos

apresentações no pátio

Participando de oficina de teatro, em Salvador

quinta-feira, 10 de agosto de 2017

CATAPORA

A Escola Municipal Lídia Xavier de Oliveira tem enfrentado um surto de catapora neste mês de agosto. Vários alunos, e até funcionários, deixaram de comparecer à unidade escolar por conta dessa doença.
E o que é , de fato, a CATAPORA?
Sinônimos: varicela
Catapora é uma das doenças mais comuns da infância. Causada por vírus, ela pode ser altamente contagiosa para aqueles que nunca foram acometidos por ela antes ou para aqueles que não receberam a vacina.

Causas

A catapora é causada pelo vírus varicela-zóster, um integrante da família do herpes-vírus, que também é responsável pela herpes zóster (doença conhecida como cobreiro) em adultos.
A catapora é facilmente transmitida para outras pessoas. O contágio acontece por meio do contato com o líquido da bolha ou por meio de tosse ou espirro. Mesmo aqueles que estão infectados e não apresentam os sintomas da doença podem transmiti-la.
Quando alguém é infectado, a catapora leva de 10 a 21 dias para se manifestar. As pessoas podem transmitir o vírus a partir de um ou dois dias antes de a doença irromper no corpo. Elas permanecem contagiosas enquanto as bolhas encrostadas estão presentes.

Fatores de risco

Crianças são mais propensas a apresentar catapora, especialmente antes dos 10 anos. A doença costuma ser moderada, embora possam ocorrer sérias complicações em alguns casos. Normalmente, os adultos e as crianças mais velhas ficam mais gravemente doentes do que crianças menores.
 Ficar exposto ao vírus por meio do contágio com pessoas infectadas é o principal fator de risco para a catapora, especialmente se a pessoa nunca tiver contraído a doença e nunca ter sido vacinada.
Uma vez tendo apresentado catapora, a doença terá pequena chance de voltar a se manifestar em seu corpo. O mesmo acontece no caso da vacina: uma vez vacinado, muito pequena será a chance de contrair a doença.
fonte:http://www.minhavida.com.br/saude/temas/catapora

sábado, 5 de agosto de 2017

ARTE E RECICLAGEM

Pote feito pela aluna Juliana Araújo, 9° ano
Reaproveitar, essa é questão.

Reciclar é uma das palavras da moda, diria mais, que é uma das ações mais importantes que podemos praticar para ajudar o nosso mundo.
Potes de sorvete, de margarina, embalagens de batata frita, jornais, dentre outros podem ser usados em lindos trabalhos artesanais.


terça-feira, 1 de agosto de 2017

Agosto, o Mês Dedicado às Vocações


Neste mês, a Igreja Católica celebra as vocações: sacerdotal, diaconal, religiosa, familiar e leiga. É um mês voltado para a reflexão e a oração pelas vocações e os ministérios, de forma a pedir a Deus sacerdotes que sejam verdadeiros pastores e sinais de comunhão e unidade no seio da Igreja.
Não fostes vós que me escolhestes; fui eu que vos escolhi …”
                                            (Jo 15,16)
Dentro desta proposta religiosa, podemos fazer um questionamento: Qual é a minha, a sua, a nossa vocação?
Somos motivados a fazer muitas coisas ao longo de nossa vida, mas fazemos por vocação ou por outra motivação? Somos realmente vocacionados. Disso não há dúvidas. Somos aptos a fazer muitas coisas boas. Estamos sempre dispostos a realizar atividades, buscar desafios, alcançar sonhos... Então, por que levamos a vida, muitas vezes, de modo irresponsável, relaxado, displicente?
Usemos nossas vocações para praticar o bem e melhorar a vida de outrem. Sejamos vocacionados na escola, em casa, no trabalho, na sociedade, enfim...