Seguidores

sexta-feira, 28 de julho de 2017

Dia do Agricultor

Dia do Agricultor é comemorado anualmente em 28 de julho.
A data homenageia os profissionais que trabalham com o cultivo de "produtos da terra", como frutas, hortaliças e vegetais.O agricultor é um dos principais motores da economia nacional, responsável por produzir alguns dos bens essenciais para o sustento do país.
O Dia do Agricultor foi criado através do Decreto de Lei nº 48.630, de 27 de julho de 1960, em comemoração ao aniversário de 100 anos da fundação do Ministério da Agricultura.
O presidente Juscelino Kubitschek foi quem assinou a lei, acreditando serem os agricultores os principais responsáveis pelo crescimento econômico do Brasil, em meados do século XX.

Educação Física na prática

Foi realizada nesta semana- 27 e 28 de julho- a culminância da atividade de Educação Física, que foi idealizada pelo professor Frede Dantas, com o apoio de Aurelice Marques e demais professores, além do corpo administrativo da Lídia Xavier. 
O circuito era composto de uma sequência de provas. Cada turma realizou o percurso, procurando realizá-lo em menor tempo, com o menor número de penalidades possíveis.
Ao final da atividade, verificou-se que muitos alunos se empenham bastante e valorizam o trabalho em equipe, que foi uma das preocupações dos professores, já que estamos vivenciando um momento do "cada um pra si".
Todas as provas foram fotografadas e filmadas com o intuito de serem mostradas no próximo Dia dos Pais.
Alunas concluindo a etapa da atividade de coordenação motora

A FORMAÇÃO DAS ROCHAS

Professor Lindomar feliz com a turma
     Aulas teóricas são necessárias, porém aulas práticas são essenciais. Com a turma do 6º ano A foi assim nesta semana. O professor Lindomar Rodrigues explicou a formação das rochas in loco. Foi aprendizagem e diversão associadas. A garotada aprovou mais essa aula e já aguarda ansiosa a próxima experiência.                                            

quinta-feira, 27 de julho de 2017

INCLUSÃO E DEDICAÇÃO

Ser professor é uma formalidade; ser educador é uma missão. Alguns encaram com entusiasmo, outros como um desafio. 
Em educação, mais do que trabalhar, é preciso se dedicar, se "jogar", se envolver.
Professora Claudia é mais uma daquelas profissionais que nos alegram. Ela é sinal positivo. 

TECNOLOGIA NAS ESCOLAS


Em um mundo tecnológico, integrar novas tecnologias à sala de aula ainda é pouco frequente e um desafio para docentes. Em muitos casos, a formação não considera essas tecnologias, e se restringe ao teórico, ou seja, o professor precisa buscar esse conhecimento em outros espaços. Isso nem sempre funciona, pois frequentar cursos de poucas horas nem sempre garante ao professor segurança e domínio dessas tecnologias.
Embora alguns ainda se sintam inseguros e despreparados, muitos educadores já perceberam o potencial dessas ferramentas e procuram levar novidades para a sala de aula, seja com uma atividade prática no computador, com videogame, tablets e até mesmo com o celular.
O fato é que o uso dessas tecnologias pode aproximar alunos e professores, além de ser útil na exploração dos conteúdos de forma mais interativa. O aluno passa de mero receptor, que só observa e nem sempre compreende, para um sujeito mais ativo e participativo. O ideal seria testar as novas tecnologias e identificar quais se enquadram na realidade da escola e dos alunos. Uma das dificuldades é a falta de infraestrutura de algumas escolas e a falta de formação de qualidade para os professores quanto ao uso dessas novas tecnologias.

quarta-feira, 26 de julho de 2017

DIA DA AVÓ - devemos comemorar, sim!

Nossos avós são uma espécie de pais ao quadrado. Já foi provado cientificamente que conseguimos ter o mesmo amor por nosso avós que nem o que temos por nossos pais. Talvez esses laços sejam de certa forma inexplicáveis para alguns, mas quem ama verdadeiramente seus avós sabe exatamente da imensidão desse amor. De fato, um amor de filho para pai e/ou mãe.



  



terça-feira, 25 de julho de 2017

FESTA JUNINA 2017



Coisa boa é festa no interior. Sendo no Nordeste, melhor ainda! Na Lídia Xavier é que "o couro come" e o arrasta-chinela vai mexendo com a comunidade e integrando todos os pais e alunos.



SOMOS O QUE SONHAMOS

A Escola Municipal Lídia Xavier está situada em uma pequena comunidade esplanadense chamada Vila Morena.
Desde a década de 1970, atuamos de modo simples, porém jamais medíocre, porque entendemos que é na simplicidade que se consegue realizar sonhos.
Sonhamos em ser grandes, mas não como os tiranos, que usavam o poder e a grandeza para humilhar os pequenos. Queremos ser grandes para transformar vidas, realizar projetos, caminharmos rumo à prosperidade e ao conhecimento. Queremos ser grandes no acolhimento, na solidariedade, cumplicidade e reciprocidade, pois acreditamos que "a vida é muito curta para ser pequena", como disse o inglês, Benjamin Disraeli. E se a vida é curta, vamos aproveitar para extrair dela o máximo - e sonharmos juntos.
Começar o dia desejando coisas boas ao outro é sinal de amor.
Quando se diz "Bom dia", queremos que, de fato, o dia da pessoa seja bom, seja de paz, harmonia ou, no mínimo, menos difícil.
Ao desejarmos que o dia seja bom, o mundo conspira para que tudo ocorra de modo mais ameno, sem muitas distorções em relação ao que esperamos.
Desejar bom dia é, antes de tudo, demonstração de civilidade.

VIOLÊNCIA NO BRASIL

HOMICÍDIOS

GEOGRAFIA DO BRASIL

Os casos de homicídios dolosos são frequentes e sustentam o maior índice de mortes por arma de fogo no Brasil.De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com o maior índice de mortes por arma de fogo por habitantes. Essa média é obtida através da quantidade de homicídios em relação a cada 100 mil habitantes. Em 2008, o Ministério da Justiça divulgou o Mapa da Violência dos municípios brasileiros, que registrou 19,3 homicídios dolosos (com intenção de matar) para 100 mil habitantes.O Brasil apresenta altas taxas de criminalidade. Somente em 2007 foram registradas 41.547 mortes decorrentes de crimes de homicídio doloso, de roubo seguido de morte e de lesões seguidas de morte.
Confira a distribuição por região dos homicídios dolosos em território brasileiro:Região Sudeste: 36,4%; Região Nordeste: 34,9%; Região Sul: 12%.; Região Norte: 8,9%.
Região Centro-Oeste: 7,8%.
Portanto, a Região Sudeste apresenta o maior percentual de homicídios no Brasil, sendo que o índice do Rio de Janeiro (39 homicídios por 100 mil habitantes) e do Espírito Santo (37,3 homicídios por 100 mil habitantes) são dois dos mais elevados do país.
A Região Nordeste também se destaca (negativamente) nesse cenário de violência. O estado de Pernambuco apresenta o maior índice de homicídio doloso do Brasil – 42,4 homicídios por 100 mil habitantes – média que faz do estado um dos mais violentos do mundo. Com 35,8 homicídios por 100 mil habitantes, Alagoas contribui para esse elevado índice de homicídio no Nordeste.
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

segunda-feira, 24 de julho de 2017

Quanto vale uma formação?

Os professores Vagner Luiz e Saimara Luz, colegas de trabalho e amigos nas horas de sempre, tiveram a oportunidade de concluir mais uma etapa de estudos.
Recentemente, depois de muito penar, conseguiram concluir os cursos de Letras -ele- e Educação Física- ela, pela UNEB.
Mais do que uma vitória pessoal, ambos demonstraram que é preciso esforço para conseguir uma formação acadêmica, ao mesmo tempo que sinalizam a importância de buscar o conhecimento, independente do tempo ou da idade.

O que fazer para controlar a Ira?


Nem sempre sabemos lidar com situações difíceis, ou melhor, quase nunca.
Em geral, muitas coisas nos deixam irritados, perturbados, descontrolados.
O que fazer na hora da raiva? Muitos têm várias receitas, que vão desde contar até dez, relaxar, fingir que não é conosco...
A verdade é que o relacionamento interpessoal é algo melindroso e requer mais do que paciência. É preciso uma verdadeira gama de artifícios e conhecimentos psicológicos para compreender e aceitar o outro com suas dificuldades, grosserias, inabilidades, diferenças...

domingo, 23 de julho de 2017

Estamos de volta

Com o propósito de propiciar interação entre corpo docente e alunos, reativamos nossas postagens no blog.
Esperamos que seja um momento de aprendizagem e entretenimento.